Ponto de Cultura “Pommer Kultur”

 

site01Projeto Ponto de Cultura “Pommer Kultur” representa a casa das famílias pomeranas que chegaram aqui em 1859, um lugar onde todos podiam se encontrar, como se fosse à casa do primeiro morador, a família Klems, onde todos os imigrantes se encontravam nos finais de semana para orar, cantar, dançar, jogar e planejar as atividades para a próxima semana.

O projeto tem em vista o resgate, a valorização, o fortalecimento, a preservação, o incentivo e a divulgação da nossa cultura e tradição que foi trazida pelos nossos antepassados e passada de pai para filho, o orgulho do povo que habita entre as montanhas na região serrana do Estado.

Nesta casa se reunem todos os tipos de pessoas de todas as faixas etárias onde acontecem diversas atividades e oficinas onde todos podem participar aprendendo ou ensinando,  exemplo: oficina de artesanato com mulheres aprendendo a fazer bordados originais trazidos antepassados, resgatando a criatividade e beleza deste povo. Podemos destacar também a oficina de Concertina que foi ministrada pelos poucos tocadores de concertina que ainda dominam bem o instrumento no estilo pomerano e se colocaram a disposição ensinando aos interessados, e a exibição de Filmes, Documentários e Vídeos em Pomerano que contam a vida do povo Pomerano onde o público se desloca da sua residência, mesmo sendo distante saem felizes, tendo visto o suficiente para rirem e comentarem sobre os costumes e tradições que tinham os seus bisavós. É o momento mais divertido das famílias. Tudo para que a cultura deste povo não caia no esquecimento.

Além desses tivemos também várias outras atividades como: Gincanas Culturais, Palestras, oficina de Pintura em tecido, oficina de Acordeão, Exibição de Filmes em Pomerano, oficina de Corte e Costura, oficina de Dança Pomerana, comemoração do Dia do Pomerano, entre outros. A casa conta também com um museu fotográfico contando a história do povo Pomeranos através de fotos antigas é um acervo que merece a sua visita.

Em 2014 a ACURBE juntamente com a SECULT pretende dar continuidade oferecendo mais atividades, oficinas e entre outras relacionadas à cultura Pomerana. Você é nosso convidado especial, venha participar com a gente!